Ser canhoto pode gerar alguns problemas para o dia a dia. Usar um abridor de lata ou uma tesoura, comer à mesa com outras pessoas, coisas simples assim necessitam inevitavelmente de certas adaptações. Já em alguns esportes, como futebol, baseball, esgrima e até no judô, há uma vantagem estratégica sobre outros esportistas destros. Além disso, esse grupo de cerca de 10% da população é conhecido por suas habilidades artísticas e criativas. Há até quem afirme que a quantidade de gênios canhotos é maior do que entre destros.





Mas será que outros animais também podem ser canhotos ou destros? Segundo o adestrador Gustavo Campelo, cães podem até mesmo ser ambidestros. “Segundo dados próprios, percebo que como nós, a maioria dos cães são destros e alguns canhotos.” No entanto, pesquisas a respeito do assunto são bem confusas. Alguns estudiosos afirmam quem no mundo animal a porcentagem é meio a meio. “Mas pesquisas recentes dizem que machos tendem a ser canhotos, enquanto fêmeas são destras. Em aproximadamente oito anos testei esse dado em todos os cães que atendi e não consegui chegar a essa conclusão”, afirma Campelo.


QUER saber se seu cachorro é destro, canhoto ou ambidestro?

Então leia abaixo a estratégia que o especialista em comportamento animal, Gustavo Campelo, usa com seus cães.

“O EXERCÍCIO com cães que utilizo para descobrir se são canhotos, destros ou ambidestros é fazê-los girar em torno de si mesmo em 360 graus. Utilizo um petisco para ajudar. A grande maioria gira com facilidade para o lado direito. Alguns, para o lado esquerdo e raros cães giram com facilidade para os dois lados. Um outro dado interessante é que tenho percebido que os ambidestros respondem ao treinamento de obediência com uma velocidade muito maior que os outros.”